5 Dicas para montar e decorar um quarto infantil perfeito
A escolha certa dos móveis e da decoração depende de um bom planejamento, mas principalmente de muita criatividade. Esse cômodo merece cor e alegria.
Montar um quarto infantil pode ser a parte mais divertida de mobiliar um lar, reúne a família e coloca a criançada toda pra trabalhar. Esse será o futuro refúgio dos pequenos, não só para descanso, mas normalmente onde brincam e desenvolvem as atividades escolares. É por isso que o espaço precisa ser planejado de forma funcional, mas sem perder a alegria de criança.
1. Escute as crianças
Assim como no quarto dos adultos, o ambiente das crianças deve refletir os hábitos, gostos e a personalidade do proprietário do espaço. Ouça o que as crianças têm a dizer, descubra seus personagens favoritos e aposte neles para que o encanto estimule ainda mais a criatividade do seu filho. Se você não quer apostar nos personagens por medo do gosto mudar rapidamente, aposte nas cores, só não escolha tons muito vibrantes, pois deixam as crianças agitadas. E por último, cuidado com os exageros nos pedidos dos pequenos, saiba colocar limites na imaginação.
2. Móveis coloridos e divertidos
Uma forma de inserir mais cor ao espaço é com os móveis, selecione algumas peças em locais estratégicos e invista nas cores. Um móvel colorido traz alegria ao ambiente e pode ser o ponto principal do quarto e a base para o restante da decoração. Nesse caso é preciso tomar cuidado para o ambiente não ficar pesado, escolha a cor com cautela e preste atenção na combinação do restante do mobiliário.
Outra opção que tem causado encanto nas crianças são os móveis divertidos. Eles são personalizados e além de úteis são decorativos. Em alta no mercado, estão as camas com vários formatos diferentes.
3. Espaço para estudo
(foto divulgação)
O quarto também deverá ter um espaço exclusivo para estudo, que estimule a criatividade. Esse local é muito importante para que a criança aprenda a estudar e desenhar em um local adequado, isso irá ser benéfico para sua postura e concentração. Coloque uma mesa de estudos e um assento apropriado. Outra ideia interessante é criar prateleiras, ou caixas que deixem os livros ao alcance das crianças.
4. Segurança
Nesse momento todo cuidado é pouco! Faça uma vistoria completa no quarto e garanta que não haja quinas e cantos pontudos, materiais que possam machucar e nem peças desmontáveis que possam ser engolidas.
5. Iluminação
Não obstrua a janela com móveis ou cortinas pesadas, invista em uma iluminação para a mesa e em uma iluminação indireta também. Isso pode fazer toda diferença no rendimento do seu filho na hora de desenvolver as atividades. As luminárias também unem funcionalidade e poder decorativo e por isso são ótimos complementos na decoração de quarto.
Com essas dicas você já pode começar a planejar o cantinho do seu filho. Não esqueça de apostar na criatividade! Gostou? Comente e compartilhe! Dicas e sugestões também são bem vindas, mostre pra gente como é o quarto das crianças na sua casa!
...