Mesmo sendo fáceis de manter limpos e altamente resistentes, alguns cuidados podem prolongar a vida útil e ajudar na conservação dos mármores e granitos, atitudes simples que podem ser adequados no dia a dia, fazem toda a diferença.

O investimento em acabamentos como mármores e granitos se mostrou muito positivo ao longo dos anos, pois além de serem duráveis, também não saem de moda. Essas peças requintadas que facilmente se adéquam aos ambientes, podem se preservar bonitas por ainda mais tempo, com os cuidados certos.

Para começar o uso do selador é indispensável, algumas pedras já vem semi-impermeabilizadas, mas é necessário reforçar essa proteção periodicamente. O ideal é que a cada seis meses, uma nova camada de impermeabilizante seja aplicada, para conservar a peça. Para quem mora em regiões litorâneas, esse cuidado deve ser redobrado, já que o sal pode dissolver aos poucos o mármore, criando orifícios na superfície.

O capricho na limpeza também é muito importante para que o material não crie manchas. A limpeza deve ser feita diariamente com produtos próprios, à base de ácido muriático (pH neutro). É preciso estar atento e evitar produtos com amônio, vinagre ou álcool. Qualquer coisa que for derramada sobre a superfície, deve ser limpada imediatamente, pois ela é altamente absorvente. Marcas de cigarros, riscos ou manchas profundas saem apenas com polimento, não adianta gastar produtos e tempo, a única alternativa é polir. Para deixar as peças brilhantes, a dica é encerar ao menos uma vez no mês, use a cera para bancadas e tampos de mesa, pois ela manterá fechado os poros da superfície, evitando o acúmulo de sujeira.

Não faça da sua bancada degrau. Por serem muito resistentes, algumas pessoas usam as bancadas de mármores e granitos para alcançar prateleiras mais altas, ou limpar vidros, por exemplo, mas isso pode comprometer completamente a estrutura da sua bancada. Outra coisa que comumente fazemos sem nos dar conta, é colocar panelas e recipientes quentes ou muito gelados diretamente sobre a superfície. Isso também pode causar manchas irreparáveis e deve ser evitado, utilize sempre aparadores e porta-copos.  

Durante a instalação do seu mármore ou granito, seja criterioso, contrate profissionais e fiscalize toda a instalação. A qualidade desse serviço tem grande influência na vida útil do seu acabamento. Não esqueça que mármores e granitos são peças naturais, então é normal que eles tenham certas manchas e isso não significa que seja defeito.

E você? Como costuma cuidar dos mármores e granitos da sua casa? Comente e compartilhe conosco algum truque ou dica diferente!